Conheça afya ipatinga
(31) 2109-0900
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga foi idealizada em 1995, quando os diretores da Faculdade de Direito de Ipatinga – Fadipa, na época chamada Fundação Presidente Antônio Carlos – Fupac, deram início ao projeto da Faculdade de Medicina. Os diretores Adalberto Maia Barbosa, Fábio Mathias Ferreira e Jésus Nascimento da Silva perceberam o desafio do projeto e convidaram os senhores, Ronaldo de Souza e Ubiratan de Castro para se unirem ao grupo, e assim, fundaram a Associação Universitária do Vale do Aço, em 1997. Naquela época havia 21 anos que não se criava, em Minas Gerais, um curso de Medicina. Em 1998, o governador de Minas, Eduardo Azeredo, assinou o decreto de criação da Faculdade de Medicina do Vale do Aço, tendo ficado como mantenedora a Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade - FUNCEC.
O curso de Medicina teve início em 1999, com 75 vagas anuais, e dispunha de três laboratórios nas áreas de Anatomia, Fisiologia e Histologia. Posteriormente, foram viabilizados laboratórios para novas áreas como Embriologia, Técnica Cirúrgica e Imunologia, entre outras.
A instalação da Faculdade de Medicina supriu uma lacuna no Leste Mineiro, pois o estado contava apenas com dez faculdades que ofereciam o curso, sendo três no Sul do estado, duas no Triângulo Mineiro, duas em Belo Horizonte, duas na Zona da Mata e uma em Montes Claros.
Em 2001, a Associação Universitária do Vale do Aço foi extinta e em seu lugar nasceu a Univaço – União Educacional do Vale do Aço Ltda. No mesmo ano foi também criado o Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES), credenciado por meio da Portaria MEC nº. 533, com foco na oferta de cursos na área da saúde.
Em 2002, a Univaço foi adquirida pelo Dr. Nicolau de Carvalho Esteves e sua esposa, Dra. Rosângela de Oliveira Tavares Esteves, e outros sócios minoritários, sendo a nova gestão assumida pelo casal.
Em 2004, a jovem instituição do interior do estado de Minas Gerais surpreendeu a todos, ao formar sua primeira turma e, com eles, alcançar nota máxima na primeira edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. Tal feito despertou a atenção da imprensa e da sociedade brasileira, que viram surgir no interior do país uma instituição médica séria e comprometida com a qualidade dos seus egressos.
Em 2016, o casal Esteves criou a Holding NRE Educacional, com sede em Nova Lima/MG, para abrigar a Univaço e as demais instituições da família, quais sejam: Unitpac em Araguaína/TO, Itpac Porto Nacional/TO, Itpac Palmas/TO, Iesvap em Parnaíba/PI e Uniptan em São João del Rei/MG.
Em 2019, a Holding passa a se chamar Afya Educacional, que significa “saúde e bem-estar” no dialeto africano suaíli, nome escolhido para a fusão da NRE Educacional, maior grupo de escolas de medicina do país, com a Medcel, empresa especializada em cursos preparatórios para residência médica.
A Afya atualmente é o maior ecossistema de educação em saúde e healthtechs do Brasil. Combinando educação médica de qualidade com o uso intensivo de tecnologia em todas as fases da jornada da medicina: desde a graduação, pós-graduação em medicina até a última especialização.
Missão
Tornar-se referência em educação médica e de saúde, capacitando nossos alunos para transformarem seus sonhos em experiências extraordinárias de aprendizagem ao longo da vida contemporânea.
Visão
Um mundo com melhor educação, saúde e bem-estar.
Valores
- Foco no aluno
Acreditamos que nossos alunos vão criar as bases para que a nossa visão se concretize. Eles serão sempre a nossa maior prioridade.
- Gente é tudo pra gente
A única forma de uma marca se tornar referência é por meio das pessoas, de suas equipes. Atender nossos alunos com o compromisso de entregar o melhor serviço e experiências de aprendizado.
- Espírito empreendedor
Atingir objetivos de forma única e integrada. Incentivar nossas equipes a fazer a sua parte, sendo responsáveis por projetos e resultados.
- Seja apaixonado
Acreditamos que a vida é incrivelmente cheia de oportunidades. Por isso, tome as rédeas e busque o equilíbrio necessário entre a vida profissional e pessoal.
- Inovação
Inovar por meio da disrupção, da tecnologia e da criatividade. Os problemas em geral não têm uma única resposta certa. Testar e experimentar sempre nos levará para novas oportunidades.
- Qualidade
Acreditamos que o caminho para o crescimento e a sustentabilidade de um negócio está em seus elevados padrões de qualidade. Temos orgulho dos serviços que prestamos a nossos alunos e que vão beneficiar suas carreiras, tornando-os melhores profissionais.
Estrutura física
ESTRUTURA
A Afya Ipatinga está instalada, em sede própria, na Rua João Patrício de Araújo nº 179, no Bairro Veneza I, Ipatinga – MG, e disponibiliza espaços adequados à prática educativa condizente com os princípios da confortabilidade, acessibilidade e ergonomia para o desenvolvimento dos cursos oferecidos. Sua estrutura física abriga espaços para as atividades administrativas, área de convivência, área para a oferta de serviços e infraestrutura de alimentação. Dispõe, ainda, de ambulatório próprio, unidades ambulatoriais e áreas hospitalares conveniadas, instaladas na Região Metropolitana do Vale do Aço e em Belo Horizonte.
Investe permanentemente em melhorias em sua infraestrutura, por meio de ações propostas pela comissão local específica, buscando sempre atender aos requisitos de acessibilidade e inclusão, em observância à legislação vigente. As dependências são de fácil acesso, com rampas e elevadores, piso tátil em toda a sua extensão, placas de sinalização em braile nos ambientes e nos corrimões das escadas, banheiros adaptados, balcões de atendimento acessíveis, espaços reservados para cadeirantes nas salas, auditórios e laboratórios, garantindo aos portadores de necessidades especiais total acesso aos espaços de uso coletivo. Além disso, a faculdade conta com outros recursos de acessibilidade, como computadores com teclados e programas específicos para cegos e deficientes auditivos, tanto nos laboratórios de Informática quanto na Biblioteca, e as salas de aula possuem carteiras para canhotos e pessoas com sobrepeso. Desta forma, a Instituição busca cumprir o seu papel de inclusão das pessoas com deficiência na perspectiva da acessibilidade e equidade, princípios colaboradores da concretização da integridade do sujeito.
SALAS DE AULA
Possui 13 salas climatizadas e equipadas com datashow, computador, sistema de sonorização, wi-fi, quadro branco e carteiras universitárias estofadas.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO
Possui ambiente climatizado, armários de MDF, nove estações de trabalho, cadeiras de digitador, impressora, scanner, computadores e periféricos, apoio para pés e aparelhos telefônicos. Sistema informatizado e integrado TOTVS. A parte externa, que atende aos alunos, conta com bancada de MDF com quatro cabines, quatro cadeiras de digitador, quatro confortáveis cadeiras para atendimento, scanner Duplex Color, protocolador, aparelho telefônico, computadores e periféricos.
CENTRAL ADMINISTRATIVA
Ambiente climatizado, dotado de balcão e arquivos de MDF, quadro para avisos, cinco mesas de trabalho, cinco cadeiras para digitador, aparelhos telefônicos, apoio para pés, impressora, computadores e periféricos. Sistema informatizado e integrado TOTVS.
RECEPÇÃO
Ambiente climatizado, dotado de balcão em MDF, Pabx, radiocomunicador, cortina de ar, central de alarme, computador e periféricos.
SALA DOS PROFESSORES
Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas e cadeiras. Possui frigobar, escaninhos individuais, antena de wi-fi, bancadas de granito, purificador de água, banheiros masculino e feminino, computadores e periféricos, scanner e copiadora acessíveis por senha individualizada. Possui ainda área de descanso com sofá e duas cadeiras elétricas de massagem.
SALA DE REUNIÕES
Ambiente climatizado, equipado com mesa de reuniões com 13 confortáveis cadeiras, frigobar, armários, sistema completo para videoconferência.
GABINETES DE TRABALHO PARA DOCENTES
Espaço individualizado para todos os professores contratados em regime de Tempo Integral, com mesa, computador, periféricos, cadeiras confortáveis, telefone e wi-fi.
DIRETORIA GERAL
Ambiente climatizado, equipado com confortáveis cadeiras, mesas, computador, impressora, scanner e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.
COORDENAÇÃO ADJUNTA
Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.
COORDENAÇÃO DE CURSO
Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador, impressora e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.
COORDENAÇÕES DE PESQUISA E DE EXTENSÃO
Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computadores e periféricos.
COORDENAÇÃO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO
Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.
COORDENAÇÃO DE TCC
Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador e periféricos.
AUDITÓRIO
O Auditório é climatizado e equipado com datashow, computador, cabine de sonorização e projeção, tela elétrica de projeção de 180 polegadas, wi-fi. Possui 237 poltronas estofadas de couro com pranchetas escamoteáveis, assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, além de banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. Paredes com revestimento acústico e assentos distribuídos entre plateia e balcão. Espaço reservado para cadeirantes.
LABORATÓRIOS
São locus de atividades de ensino e de iniciação científica sobre a saúde que permitem o desenvolvimento dos alunos em termos de informações, habilidades e de uso dos instrumentos necessários para uma prática médica. Sendo eles: Laboratório de Anatomia Médica; Laboratório Multidisciplinar III (Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Bases Anatomofuncionais das Doenças, Histologia, Biologia Celular e Molecular e Desenvolvimento Humano); Laboratório Multidisciplinar IV (Farmacologia Básica e Clínica, Fisiologia Médica, Imunologia e Bioquímica); Laboratório de Técnicas Cirúrgicas e de Informática. A estrutura dos laboratórios garante o acesso de alunos e professores às suas instalações, com segurança e condições ideais de trabalho, contando com serviço de assessoria prestado por técnicos e monitores, que acompanham e esclarecem as dúvidas dos usuários com relação à execução de suas atividades. Nesses espaços o aluno aprimora seus conhecimentos práticos em consonância com a teoria aprendida por meio de disciplinas teóricas específicas da estrutura curricular do curso.
CENTRO DE HABILIDADES E SIMULAÇÕES REALÍSTICAS
Possui quatro salas de simulações, uma de habilidades, seis consultórios médicos simulados, além de salas de controle para a avaliação dos professores. A estrutura de 400 m2 conta com equipamentos modernos e peças que reproduzem as respostas fisiológicas do corpo humano para a representação de diversos atendimentos nas áreas de pediatria, obstetrícia, adulto e terapia intensiva. O Centro proporciona aos discentes um ambiente propício para a aquisição de conhecimentos, treino de habilidades, resolução de situações-problema, desenvolvimento de competências e atitudes baseadas nos preceitos da bioética.
BIBLIOTECA
A Biblioteca oferece suporte informacional ao ensino, pesquisa e extensão, no seu âmbito de atuação, e serve de instrumento para o processo de educação permanente. Sua infraestrutura física atende às necessidades institucionais nos aspectos dimensão, limpeza, iluminação, ventilação, segurança, manutenção e conservação, assim como acessibilidade aos usuários portadores de necessidades especiais. Todas as instalações para o acervo, ambientes de estudos individuais e em grupo, espaço para técnicos administrativos, foram dispostas visando ao cumprimento qualitativo de seu projeto pedagógico
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Possui recursos tecnológicos necessários para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino-aprendizagem que reflete uma nova forma de expressão do pensamento e interação, bem como a incorporação desses recursos à educação. Sua aplicação é objeto de investigação não apenas como um meio para ensinar conteúdos específicos de disciplinas, mas principalmente pelos processos cognitivos, sociais e científicos que suscita. Dessa forma, a Instituição propõe um trabalho baseado na construção de um conhecimento holístico da realidade e desenvolve um contínuo processo de melhoria da sua infraestrutura, com o objetivo de oferecer laboratórios bem equipados e de alta qualidade, equipamentos compatíveis com a boa qualificação de seu alunado, aparelhagem que proporcione atividades de ensino, pesquisa e extensão de destaque na região. Tudo isso em consonância com o perfil de formação dos cursos oferecidos pela Univaço, potencializando a interdisciplinaridade em busca de um conhecimento prático e científico. Objetivando a melhoria das metodologias de ensino utilizadas em seus espaços e ambientes, a faculdade busca agregar maior conhecimento e tornar o dia a dia das aulas mais dinâmico, além de proporcionar uma quebra do paradigma professor-aluno, favorecendo a complementação desses personagens que, cada vez mais, aprendem juntos na dinamicidade e velocidade da construção do conhecimento, em tempos contemporâneos.
Nesse contexto, a Instituição instalou uma moderna sala invertida, para aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem. O espaço apresenta um design diferenciado, com mesas redondas, cadeiras giratórias, seis projetores multimídia e tecnologia de rede sem fio (wireless) exclusiva, completo sistema de sonorização, com o objetivo de estimular o aluno a construir seu conhecimento por meio da avaliação da informação disponível, sendo o professor o responsável pela orientação adequada, pelo acompanhamento e estímulo constante ao aprendizado de qualidade. Além dos ambientes supracitados, a Instituição dispõe de terminais devidamente equipados na Biblioteca, para utilização dos discentes em pesquisas técnico-científicas, consulta ao acervo e acesso às bases de dados. A Univaço disponibiliza, também, totens para acesso digital distribuídos em seus saguões, para utilização livre dos discentes, incluindo o uso para acesso ao sistema TOTVS (consultas de notas, frequências etc.). No Setor Administrativo está disponível um terminal equipado com computador e impressora, para dar suporte aos discentes no acesso a sítios do Governo Federal, como FIES e PROUNI, bem como no controle da sua vida financeira com a Instituição. A faculdade disponibiliza pontos para carregamento de energia para vários tipos de equipamentos eletrônicos, como computadores pessoais, tablets, smartphones, em todas as salas de aula e áreas de convivência. Os pavilhões são cobertos pela tecnologia de rede sem fio (wireless), que permitem a conexão de dispositivos eletrônicos sem o uso de cabos. A rede sem fio pode ser acessada por toda a comunidade acadêmica de forma livre, e à qual podem-se conectar notebooks, smartphones e similares.
Localização
O VALE DO AÇO
Região de colonização tardia, decorrente do processo de industrialização nacional, caracteriza-se pela harmoniosa convivência da tecnologia com o agradável estilo de vida interiorano.
Nos anos de 1930, era apenas o caminho do minério extraído das mineiras jazidas de ferro, que de Itabira seguiam para o porto capixaba de Tubarão. Em meados da década de 40, a passagem se transforma em destino. No encerramento dos anos 50, novos fornos se acendem e a siderurgia se consolida.
Não foram tempos fáceis. Debelar a malária e outras sérias endemias incomodava contingentes de operários. Mas o Vale do Aço aceitou e venceu o desafio. Superou as agruras do crescimento desordenado e transformou-se numa importante região metropolitana, economicamente promissora e internacionalmente reconhecida pelos índices de desenvolvimento humano que ostenta. Mais de 500 mil habitantes desfrutam, hoje, o conforto da modernidade sem abrir mão da tranquilidade. Atualmente, a região é polo de desenvolvimento, congregando grandes empresas, como a Aperam, a Cenibra e a Usiminas.
No Vale do Aço também se encontram verdadeiros santuários naturais: cachoeiras, lagoas, trilhas e passeios em meio a uma exuberante flora e fauna. A preservação do meio ambiente é uma prática tão arraigada que, em meio às inúmeras árvores que sombreiam e ornamentam ruas e avenidas, pássaros variados gorjeiam da aurora ao poente.
O MUNICÍPIO DE IPATINGA
Ipatinga se interliga com as cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso - na Região Metropolitana do Vale do Aço, zona Leste do estado de Minas Gerais.
A pouco mais de 200 km de Belo Horizonte, capital do estado, e a 100 km das cidades de Caratinga, Governador Valadares e João Monlevade, o município dispõe de moderno aeroporto, com voos diários para o aeroporto internacional da capital do estado. Uma ferrovia, em plena atividade, que oportuniza o transporte de passageiros entre as diversas cidades que atravessa, ligando a capital mineira à capixaba. Linhas intermunicipais e interestaduais regulares asseguram a mobilidade dos que aqui residem ou que por aqui transitam.
A mais populosa das quatro cidades que compõem a região metropolitana é, também, a que desfruta de uma melhor infraestrutura urbana e boa estrutura nas áreas de Educação e Saúde. Sua malha viária é bem dimensionada e assegura uma excelente fluidez do trânsito, que junto às sucessivas campanhas educativas e equipamentos de monitoramento eletrônico mantêm baixos os índices de acidentes. São baixos, também, os índices de criminalidade.
Equipamentos modernos asseguram uma intensa movimentação cultural: dentre outros eventos, são frequentes os espetáculos teatrais e musicais, tanto com artistas locais quanto nacionais, e também a exibição, simultânea aos grandes centros, dos mais recentes lançamentos cinematográficos.
Laboratórios
Os laboratórios da Afya Ipatinga são locus de atividades de ensino e de iniciação científica sobre a saúde que permitem o desenvolvimento dos alunos em termos de informações, habilidades e de uso dos instrumentos necessários para uma boa prática médica. Toda prática aplicada é totalmente alinhada aos recursos mais modernos do mercado. São dotados de alta tecnologia e possuem materiais e equipamentos para todos os alunos.
REGIMENTO geral
Saiba mais sobre nosso regime interno:
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Cidadania e solidariedade são conceitos que também se aprendem e se colocam em prática na Afya Ipatinga. Por meio de seus programas a Instituição tem o compromisso de promover o bem-estar dos seus públicos, interno e externo, e ações de relevância social. É reconhecida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) como Instituição Socialmente Responsável. Título conquistado após participar de mais uma edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que celebra o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular - iniciativa desenvolvida pela ABMES.
PROGRAMAS
PRINT
Programa de Recepção e Integração de Ingressantes (PRINT) – Inclui recepção, acolhida e fornecimento de informações aos alunos que ingressam na Afya Ipatinga. Constam neste programa a apresentação da Instituição e do município, a Aula Inaugural, Gincana Solidária e o Programa Trote Cidadão.
Programa Trote Cidadão – É responsável por realizar ações voluntárias nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, entre outras, voltadas à comunidade e/ou entidades sociais de Ipatinga e região, com o intuito de informar, alertar e mobilizar. A cada edição é escolhido um tema para os calouros da Instituição desenvolverem junto a alunos veteranos e a um órgão público responsável pelo tema escolhido.
Gincana Solidária – Estimula alunos a arrecadarem doações, predeterminadas, para instituições sociais da região do Vale do Aço. A cada edição uma nova entidade é escolhida, assim como o produto a ser arrecadado.
NAPA
Núcleo de Acessibilidade Pedagógica e Atitudinal (NAPA) – É responsável por garantir o direito de acessibilidade pedagógica e atitudinal nos ambientes acadêmicos, para toda a comunidade. Além de promover a conscientização da acessibilidade atitudinal por meio da realização de eventos, o NAPA convida profissionais especialistas em determinado assunto para discutir e gerar reflexões críticas sobre a condição humana e sua diversidade, propondo uma educação cada vez mais inclusiva, para potencializar a capacidade de cada indivíduo dentro e fora do ambiente acadêmico.
Programa de Desenvolvimento de Extensão
Estimula docentes e discentes a desenvolver programas/projetos de extensão que, em sua maioria, beneficiam entidades sociais da região e toda a comunidade. Um dos projetos, “Aspectos Informativos com Foco no Usuário da APAE”, por exemplo, promove a sociabilização, desenvolvimento e inclusão do usuário na sociedade por meio de apresentações, debates, atividades lúdicas e ações. Esse projeto leva informação para o ciclo familiar dos usuários e para os funcionários da instituição. Além de contribuir no desenvolvimento pessoal e técnico do aluno participante do projeto.
ATIVIDADES
Visitas
A Instituição recebe, periodicamente, visitas de alunos de escolas da região e pessoas, de diversas localidades, interessadas em conhecer a Afya Ipatinga. Essa iniciativa aproxima e estreita a relação da Instituição com a comunidade.
Campanhas
A comunicação certa para o público certo é um princípio da Afya Ipatinga. Nesse sentido, buscamos um contato direto com o nosso público-alvo evidenciando campanhas importantes da área da saúde e educação em nossos canais de comunicação.
Setembro Amarelo
Todos os anos a Instituição se mobiliza para promover eventos para seu público interno e externo, a fim de alertar sobre a prevenção do suicídio. Durante o mês, toda a comunicação visual da Instituição é voltada para a cor da campanha. Além de disponibilizar informações sobre o tema em seus canais de comunicação.
Outubro Rosa
Na Afya Ipatinga a campanha atua com seu público interno e externo na importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, fatores de risco e prevenção. Além de realizar exames de toque e mamografias no Ambulatório da Instituição.
Conscientização da Tuberculose
Esta campanha faz parte do calendário da Afya Ipatinga, informa sobre a importância de prevenir e tratar a tuberculose.
Ações
Adote uma Cartinha
Todo Natal a Instituição mobiliza seus colaboradores, professores e alunos para realizarem os desejos de crianças e adolescentes de instituições sociais da região do Vale do Aço. A cada edição uma entidade é escolhida para a Afya Ipatinga receber cartas com pedidos ao Papai Noel.
Roda do Riso
O projeto, formado por alunos de períodos diferentes, é responsável por promover um dia de atividades educativas, alegres e descontraídas para crianças e adolescentes de instituições na região do Vale do Aço. Além de proporcionar momentos agradáveis, o projeto visa melhorar as habilidades interpessoais dos alunos participantes.
Parcerias
A Afya Ipatinga apoia campanhas e ações realizadas por entidades parceiras. O bom diálogo com o poder público permite, por exemplo, aos alunos da Instituição realizarem atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga, desde o início do curso. Além de vivenciar o dia a dia dos órgãos públicos da cidade.
Eventos
Por meio de palestras, encontros, seminários, entre outros, a Afya Ipatinga proporciona a seus colaboradores, professores, alunos e comunidade discussões, debates e reflexões críticas sobre temas relevantes, atuais e polêmicos de um determinado campo de atuação e destaca o que precisa ser melhorado, propondo soluções.