Laboratórios
Espaços de aprimoramento do conhecimento prático
Os laboratórios da Afya Ipatinga são locus de atividades de ensino e de iniciação científica sobre a saúde que permitem o desenvolvimento dos alunos em termos de informações, habilidades e de uso dos instrumentos necessários para uma boa prática médica. Toda prática aplicada é totalmente alinhada aos recursos mais modernos do mercado. São dotados de alta tecnologia e possuem materiais e equipamentos para todos os alunos.
A estrutura dos laboratórios garante o acesso de alunos e professores às suas instalações, com segurança e condições ideais de trabalho, contando com serviço de assessoria prestado por técnicos e monitores, que acompanham e esclarecem as dúvidas dos usuários com relação à execução de suas atividades. Nesses espaços o aluno aprimora seus conhecimentos práticos em consonância com a teoria aprendida por meio de disciplinas teóricas específicas da estrutura curricular do curso.
MULTIFUNCIONAIS
Os Laboratórios Multifuncionais são destinados ao ensino dos eixos que compõem os Sistemas Orgânicos Integrados (SOI) do currículo novo do curso de Medicina da Univaço, contemplando os alunos do 1º ao 5º período.
As atividades de ensino desenvolvidas nos laboratórios de I a IV visam a aquisição de conhecimento por meio do estudo integrado dos conteúdos de anatomia, fisiologia, microbiologia, farmacologia, patologia, propedêutica e outras áreas que compõem os eixos do SOI, promovendo a formação básica do acadêmico de medicina.
Os laboratórios constituem-se cenários de aprendizagem dirigidos por estações construídas a partir de situações-problema, com o intuito de facilitar a integração das disciplinas e oferecer uma estrutura adequada para oportunizar um excelente processo ensino-aprendizagem. O foco principal das atividades desenvolvidas nesses espaços é favorecer o auto-aprendizado, estimulando o acadêmico a ser protagonista deste processo. São equipados com todos os materiais necessários para o desenvolvimento das aulas práticas.
agendamento
As atividades curriculares envolvendo as dependências dos laboratórios devem ser programadas no início de cada semestre e agendadas pelo próprio professor, por meio do Sistema, com o máximo de uma semana de antecedência. Faça seu login com o e-mail institucional.
Atividades extracurriculares também podem ser agendadas pelo professor após aprovação da coordenação. Caso haja a necessidade de alteração de qualquer atividade com um tempo inferior à uma semana, favor entrar em contato com o técnico responsável pelo laboratório.
Os formulários de Procedimento de Aula devem ser preenchidos e anexados à plataforma sob a forma de arquivos PDF.
Formulários
As atividades envolvendo as dependências do Laboratório Multifuncional I devem ser programadas no início de cada semestre e agendadas diretamente, pelo sistema de agendamento, com o máximo de uma semana de antecedência.
Os formulários para o agendamento de atividades devem ser preenchidos e anexados à plataforma.
Para atividades curriculares deve-se utilizar o formulário Procedimento de Aula.
PROCEDIMENTO DE AULA - ANATOMIA E NEUROANATOMIA
Para atividades extracurriculares e monitorias deve-se utilizar o formulário de Agendamento de Atividades.
FORMULÁRIO PARA AGENDAMENTO DE ATIVIDADES - LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL I
FORMULÁRIO DE EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS - LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL I
Monitoria
Em caso de monitoria, o material de apoio às atividades deve ser previamente solicitado aos técnicos responsáveis do Laboratório multidisciplinar I, por meio de formulário que deve ser anexado à plataforma de AGENDAMENTO pelo monitor. A solicitação deve ser anexada ao pedido no sistema com a antecedência mínima de uma semana, devidamente preenchido. É atribuição do professor organizar atividades de monitoria. Caso seja necessária reposição ou disponibilização material ou equipamento extra durante a atividade, isso deve ser solicitado aos técnicos responsáveis. Os monitores devem passar uma lista de presença e entregar ao técnico após a monitoria.
As monitorias devem ter uma duração de no máximo uma hora e devem ser montadas preferencialmente na sala de estudo do laboratório multidisciplinar I. Caso a sala de estudo esteja disponível, a mesma também poderá ser utilizada, respeitando-se a prioridade de uso para aulas. São autorizados o máximo de 16 alunos por monitor, distribuídos em grupos para cada monitor. Atividades práticas de monitoria devem ser supervisionadas pelo monitor responsável pela disciplina durante todo o tempo.
Extensão
O uso do laboratório para o desenvolvimento de atividades acadêmicas extracurriculares devem ser agendadas no sistema com a antecedência mínima de uma semana, deverá ser solicitado, por escrito, à Diretoria para análise e posterior parecer. Caso o parecer seja favorável, o agendamento deverá ser feito com uma semana de antecedência por meio do formulário de agendamento, impresso, e encaminhado à coordenação administrativa do laboratório para autorização e agendamento.
Deveres da Equipe
Confira aqui o arquivo com os deveres da equipe.
Regras Gerais
As regras de boa conduta, deverão ser cumpridas por todos os envolvidos.
Acesse:
Estrutura Física
Confira aqui o arquivo com os deveres da equipe.
LABORATÓRIO DE ANATÔMIA
O Laboratório Multifuncional I (Anatomia) está localizado no andar Subsolo 3 do prédio principal da Afya Ipatinga. É um setor de apoio didático-pedagógico para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Medicina, dividido em diversos ambientes, com equipamentos modernos envolvendo tecnologia de ponta no ensino médico, além de áreas de armazenamento e conservação dos materiais.
O espaço fornece um ambiente propício ao aprendizado de técnicas necessárias à boa prática médica, envolvendo estratégias de comunicação, procedimentos e uso de equipamentos específicos. Para tanto, são utilizadas peças cadavéricas, manequins, em instalações que criam um ambiente de atendimento médico com o objetivo garantir a segurança no processo de capacitação na assistência ao paciente.
Os cenários assistenciais, recriados no laboratório, retratam as mais variadas realidades da prática médica contemporânea, com o intuito de proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos, treino de habilidades, resolução de problemas, desenvolvimento de competências e atitudes baseadas nos preceitos da bioética.
Os discentes da instituição participam de atividades variadas envolvendo técnicas de estudo em peças cadavéricas e manequins artificiais, refletindo os conteúdos estudados na teoria, se preparando de maneira mais completa para as situações que serão vivenciadas na prática clínica em pediatria, cirurgia, trauma, urgência e emergência, obstetrícia e clínica médica. Assim, o Laboratório de Anatomia Médica fornece ferramentas apropriadas para a formação segura e interativa de futuros profissionais, simulando situações com diversos graus de complexidade e esferas que envolvem o cuidado em saúde.
Manual POP do Lab. de Anatomia
MULTIFUNCIONAIS
Os Laboratórios Multifuncionais contemplam um conjunto de espaços destinados ao desenvolvimento de atividades práticas de ensino que visam à aquisição de conhecimento por meio do estudo integrado dos conteúdos de anatomia, bases anatomofuncionais das doenças, fisiologia, microbiologia, farmacologia, patologia, Imunologia, bioquímica, parasitologia, Histologia, Desenvolvimento humano, Radiologia e propedêutica laboratorial, importantes na promoção da formação básica do acadêmico de medicina.
Todos os envolvidos devem ajudar na preservação dos recursos materiais, equipamentos, modelos orgânicos e sintéticos, organização das salas, bancadas, de modo a garantir um bom ambiente de trabalho, propício ao aprendizado.
Horário de funcionamento regular: segunda à sexta-feira, das 07h30 às 19h.
MULTIFUNCIONAL II
Manual do Lab. Multifuncional II
Manual POP do Lab. Multifuncional II
MULTIFUNCIONAL III
Manual do Lab. Multifuncional III
Manual POP do Lab. Multifuncional III
MULTIFUNCIONAL IV
Manual do Lab. Multifuncional IV
Manual POP do Lab. Multifuncional IV
Técnicas Cirúrgicas
Localizado no térreo próxima a cantina da Afya Ipatinga, em frente a sala 04, o Laboratório de Técnicas Cirúrgicas, também, é um espaço voltado para o ensino e pesquisa científica. O setor é destinado a demonstrações de cirurgias e técnicas cirúrgicas experimentais, por meio de aulas práticas, com o objetivo de capacitar os alunos para o desenvolvimento de habilidades técnicas.
Os alunos iniciam as aulas nesse laboratório a partir do 5º período, sempre acompanhados de um especialista. Entre as práticas, estão: treinamento de tipos de pontos, sutura, vivência de enxertia. No 6º período, entra a experiência cirúrgica com a realização de pequenos procedimentos no Ambulatório da faculdade.
O laboratório possui toda a infraestrutura de um Centro Cirúrgico, possibilitando criar cenários de práticas adequadas, incluindo salas de cirurgia, de escovação, de esterilização, expurgo, rouparia, vestiário masculino e feminino e de materiais cirúrgicos.
Horário de funcionamento regular: segunda à sexta-feira, das 07h às 19 horas.
Informática
Possui recursos tecnológicos necessários para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino-aprendizagem que reflete uma nova forma de expressão do pensamento e interação, bem como a incorporação desses recursos à educação.
O laboratório é dotado com um projetor de multimídia, caixas de som com amplificador de áudio e um computador exclusivo para o uso do professor, todas as máquinas possuem conexão à internet de alta velocidade.
Equipamentos compatíveis com a boa qualificação de seu alunado, aparelhagem que proporcione atividades de ensino, pesquisa e extensão de destaque na região. Tudo isso em consonância com o perfil de formação dos cursos oferecidos pela Afya Ipatinga, potencializando a interdisciplinaridade em busca de um conhecimento prático e científico.
AGENDAMENTO
As atividades curriculares envolvendo as dependências dos laboratórios devem ser programadas no início de cada semestre e agendadas pelo próprio professor na recepção da faculdade, com o máximo de uma semana de antecedência.
Atividades extracurriculares também podem ser agendadas pelo professor após aprovação da coordenação. Caso haja a necessidade de alteração de qualquer atividade com um tempo inferior à uma semana, favor entrar em contato com o técnico responsável pelo laboratório.
O Centro de Habilidades e Simulações Realísticas do Instituto Metropolitano de Ensino Superior (CenSim) é um setor de apoio didático-pedagógico para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Medicina.
O CenSim fornece um ambiente propício ao aprendizado de técnicas necessárias à boa prática médica, envolvendo estratégias de comunicação, procedimentos e uso de equipamentos específicos. Para tanto, são utilizados simuladores, manequins e atores, em instalações que criam um ambiente de atendimento médico com o objetivo garantir a segurança no processo de capacitação na assistência ao paciente.
Os cenários assistenciais, recriados no laboratório, retratam as mais variadas realidades da prática médica contemporânea, com o intuito de proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos, treino de habilidades, resolução de problemas, desenvolvimento de competências e atitudes baseadas nos preceitos da bioética. Os cenários de simulação realística são o mais avançado método de treinamento, utilizado principalmente em atividades de risco, com o objetivo de aumentar a segurança dos processos de treinamento.
Regras Gerais
As regras de boa conduta, deverão ser cumpridas por todos os envolvidos. Acesse:
Regras para utilização dos espaços e equipamentos
Normas para empréstimo e manutenção de equipamentos
Agendamentos
As atividades curriculares envolvendo as dependências dos laboratórios devem ser programadas no início de cada semestre e agendadas pelo próprio professor, por meio do Sistema, com o máximo de uma semana de antecedência. Faça seu login com o e-mail institucional.
Atividades extracurriculares também podem ser agendadas pelo professor após aprovação da coordenação. Caso haja a necessidade de alteração de qualquer atividade com um tempo inferior à uma semana, favor entrar em contato com o técnico responsável pelo laboratório.
Os formulários de Procedimento de Aula devem ser preenchidos e anexados à plataforma sob a forma de arquivos PDF.
Formulários
As atividades envolvendo as dependências do CenSim devem ser programadas no início de cada semestre e agendadas diretamente, pelo sistema de agendamento, com o máximo de uma semana de antecedência.
Os formulários para o agendamento de atividades devem ser preenchidos e anexados à plataforma.
Para atividades curriculares, utilizar o formulário Procedimento de Aula.
Procedimento de aula - Simulação Realística
Procedimento de aula - Habilidades Médicas
Procedimento de aula - Exames Laboratoriais
Para atividades extracurriculares e monitorias deve-se utilizar o formulário de Agendamento de Atividades.
Agendamento de atividades - CENSIM
Formulário de empréstimo de materiais - CENSIM
Monitoria
As atividades de monitoria no CenSim devem ser solicitadas, com a antecedência mínima de uma semana, por meio do formulário de agendamento que deve ser anexado à plataforma de AGENDAMENTO, pelo monitor, devidamente preenchido. É atribuição do professor organizar atividades de monitoria. Caso seja necessária reposição ou disponibilização material ou equipamento extra durante a atividade, isso deve ser solicitado aos técnicos responsáveis. Os monitores devem passar uma lista de presença e entregar ao técnico após a monitoria.
As monitorias devem ter uma duração de no máximo uma hora e devem ser montadas preferencialmente nas salas de OSCE. Caso a sala de Habilidades esteja disponível, a mesma também poderá ser utilizada, respeitando-se a prioridade de uso para aulas. As salas de Simulação Realística e manequins de suporte avançado de vida não poderão ser utilizadas para monitoria na ausência do professor. São autorizados o máximo de 16 alunos por monitor, distribuídos em no máximo 3 salas de OSCE. Atividades práticas de monitoria devem ser supervisionadas pelo monitor responsável pela disciplina durante todo o tempo.
Extensão
O uso do CenSim para o desenvolvimento de atividades acadêmicas extracurriculares deverá ser solicitado, por escrito, à Diretoria para análise e posterior parecer. Caso o parecer seja favorável, o agendamento deverá ser feito com uma semana de antecedência em impresso próprio (Agendamento de atividades) e encaminhado à coordenação administrativa do CenSim para autorização e agendamento.
Sistema
Sistema dos laboratórios.