Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente
Conheça o Naped
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), como setor pedagógico, é um espaço institucionalizado, de forma concreta e legalizado, com fins específicos e direcionados ao desenvolvimento dos processos de ensinar e de aprender em conformidade com o que rege o Projeto de Desenvolvimento Institucional e Regimento Geral da Afya Ipatinga.
O NAPED tem como objetivo geral contribuir para que a ação pedagógica se torne mais significativa apoiada em ferramentas teórico-práticas que possibilitem aos professores pensar suas experiências vividas como sujeitos da educação, como profissionais responsáveis pela formação de outros profissionais. Tem nas suas metas o aprimoramento das relações professor-aluno, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Dá apoio e promove ações que visem à qualidade do ensino superior. Articula com a CPA a Avaliação Institucional e as discussões e providências de seus resultados, junto aos professores. Trabalha em conjunto com a Direção Acadêmica e às Coordenações de Curso, nas questões relacionadas ao Planejamento Institucional (PDI-PPI), aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e matrizes curriculares. Participa com os coordenadores de curso, da seleção de professores. Promove a qualificação acadêmica e atualização pedagógica do corpo docente.
Suas atividades são traçadas numa proposta voltada à atuação comprometida com o conhecimento e com as exigências de um ensino superior de qualidade tanto ao que se refere aos cursos presenciais como a distância.
Além do exposto anteriormente, O NAPED contribui desenvolvendo atividades permanentes como: realização de eventos periódicos, nos encontros pedagógicos, locais e institucionais sob a coordenação da Direção Acadêmica e sob a orientação da equipe pedagógica; disponibilização de material de orientação pedagógica; atendimento pedagógico individual aos docentes; levantamento de necessidades pedagógicas junto aos cursos; oferecimento sistemático e permanente de oficinas pedagógicas.
Coordenação
Cristina Gonzaga
Documentos
Orientações e Guias
Tutorial: Divisão de grupos no Zoom.
Tutorial: Impressão Diário do RM.
Tutorial: Planeje seus Estudos.
Tutorial: Como acessar a UCA e PDP.
Tutorial: Gerar notas no Canvas.
Tutorial: Ecomenda de Questões. Passo a passo do check list.
equipe
Conheça o Time do Naped
Cristina Gonzaga
Coordenadora do NAPED
Possui graduação em Letras pela Faculdade Pereira de Freitas (2010) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012). Possui especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, em Belo Horizonte, Brasil. É pós-graduada em Psicopedagogia. Participa de reuniões com professores para planejamento de aulas e estratégias para melhorar o aprendizado dentro da sala de aula, assim como encontros de docentes para troca de experiências e discussões sobre possíveis melhorias nos resultados. Além disso, realiza estratégias de aula, incluindo conversas individuais com educadores que necessitam de auxílio para aprimorar as aulas e as formas de avaliação.
Ana Carolina Vale Campos Lisbôa
Graduada em Biologia, doutora em Ciências pela USP/SP. Professora da Afya Ipatinga onde atua nos eixos de Sistemas Orgânicos Integrados III (TIC) e V (Laboratório) e no eixo Método de Estudo e Pesquisa II. Membro CEPE, Comissão de Avaliação.
Catarina Amorim Baccarini Pires
Graduada em Medicina pela UFMG. Residência Médica em Pediatria e Área de Atuação Neonatologia. Mestranda em Gestão de Cuidados da Saúde pela Must University. Professora da Afya Ipatinga, onde atua nos eixos de Habilidades e Atitudes Médicas, Saúde da Criança e Adolescente e Internato de Urgência e Emergência e Hospitalar. Membro NAPED.
Marlene Aredes Mota
Possui graduação em Medicina pelo IMES - UNIVAÇO (2015), com título de Medicina de Família e Comunidade obtido em 2023, além de pós-graduação em Endocrinologia pela IPEMED (2020). É professora do curso de Medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga desde julho de 2020 (anteriormente denominada UNIVAÇO até julho de 2023), ministrando as disciplinas Sistemas Orgânicos Integrados V e Integração Ensino-Serviço-Comunidade VI. Também atua como coordenadora do módulo do eixo Sistemas Orgânicos Integrados V, é membro do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) da mesma instituição, e exerce a função de médica generalista na região do Vale do Aço. Possui ainda graduação em Matemática com licenciatura pelo Centro Universitário de Caratinga (2003).
Maria Emília Oliveira
Graduada em Ciências Biológicas, pós doutora em Microbiologia pela Universidade da Flórida. Professora Afya Ipatinga onde atua nos eixos de Sistema Orgânico Integrado I e III. Supervisora do terceiro período, membro do Colegiado e membro NAPED.
ATRIBUIÇÕES
Naped na Prática
Entre as atividades desenvolvidas estão as voltadas à integração, acessibilidade e flexibilidade nos fazeres pedagógicos envolvendo o acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação da qualidade dos cursos oferecidos com base nas dimensões de:
INTEGRAÇÃO
O NAPED efetiva-se como espaço coletivos de reflexão sobre a docência universitária e, as questões de ensino, em diálogo constante com a direção acadêmica e coordenadores articulando as melhores oportunidades de sucesso para os nossos alunos.
FLEXIBILIDADE
As coordenações e colegiados são incentivados a apresentar propostas de interesse pedagógico do curso, participando desta forma com o planejamento das atividades de Formação Continuada do professor e as melhorias das atividades de ensino.
ACESSIBILIDADE
Os professores encontram apoio pedagógico para a elaboração do seu Plano de ensino, no planejamento da aula e no suporte aos processos de avaliação do conhecimento e da ação docente, na medida de suas necessidades e em consonância com as da Instituição visando o melhor na formação do acadêmico.
SISTEMATIZAÇÃO
A docência na UNIVAÇO é pautada pela qualidade. Para a contratação, os docentes passam por banca comprobatória dos saberes da área de atuação com acompanhamento da UNIVAÇO às questões da didática, num processo contínuo.
Sucessivamente são orientados através de grupos de discussões, oficinas, seminários, palestras na área didática/pedagógica o que promove a troca de experiências, incentivo a criatividade resultando em aulas mais produtivas e dinâmicas.
O NAPED é um setor que participa ativamente da Comissão Própria de Avaliação da UNIVAÇO e esta sempre antenado às pesquisas de satisfação dos alunos proporcionando reflexões e suporte ao docente com vistas à melhorias no seu fazer pedagógico.
contato
FALE COM O NAPED
Críticas e sugestões
Agende seu horário previamente pelo WhatsApp (31) 99393-6446.
INFORMAÇÕES
Saiba como entrar em contato com
- 08:00 - 21:00
- 31 2109-0900
- [email protected]
Localização
Rua João Patrício de Araújo 179 - Veneza - ipatinga,
Logo entraremos em contato.
GREMAÇO
GREMAÇO – GRUPO DE ESTUDOS EM METODOLOGIAS ATIVAS DA UNIVAÇO
O GREMAÇO, tem o objetivo de intensificar o uso de metodologias ativas pelos professores da Univaço. Além disso, proporcionar um ambiente onde os docentes conseguem adquirir conhecimento, e trocar de experiências para trazer significado e engajamento no uso desse método.
Como o docente faz para participar?
Basta vir às reuniões mensais, ideal ler o material disponibilizado previamente para se apropriar do assunto e aproveitar mais o encontro. Os artigos estão disponibilizados no painel do Padlet (clique aqui para conhecer – https://padlet.com/acvclisboa/vu4b53dmbb9u3fhwn).
Qual o cronograma de 2023?
27/02 – 2ª Feira às 19h✅
28/03 – 3ª Feira às 19h.
29/04 - Sábado às 9h.
29/05 – 2ª Feira às 19h.
27/06 – 3ª Feira às 19h.
26/08 - Sábado às 9h.
25/09 – 2ª Feira às 19h.
31/10 – 3ª Feira 19h.
25/11 - Sábado às 09h.
11/12 – 2ª Feira às 19h.
29/04 - Sábado às 9h.
29/05 – 2ª Feira às 19h.
27/06 – 3ª Feira às 19h.
26/08 - Sábado às 9h.
25/09 – 2ª Feira às 19h.
31/10 – 3ª Feira às 19h.
25/11 - Sábado às 09h.
11/12 – 2ª Feira às 19h.
Qual a proposta de valor do Gremaço?
Os membros do Gremaço identificaram que o desinteresse é um fator importante e presente entre os atores de ensino na atualidade e acreditam que o uso adequado da metodologia ativa de ensino é capaz de reverter esse quadro em sentido bidirecional, aluno e docente.
Dessa forma, o Gremaço entende que os docentes precisam se apropriar das metodologias ativas de ensino porque os alunos apresentam comportamento de desinteresse em relação ao estudo aprofundado da matéria gerando insegurança e desmotivação que acaba por comprometer o engajamento do docente também.
Quais as metas do Gremaço para 2023?
Fevereiro a Março – Definir nosso foco de desenvolvimento docente em metodologias ativas, estudar a literatura sobre esse tema.
Abril e Maio – Desenhar uma proposta/projeto para aplicarmos à realidade da nossa IES.
Junho e Julho – Submeter ao Comitê de Ética em Pesquisa / manter o estudo e partilhas.
Agosto e Setembro – Aplicar o projeto / manter o estudo e partilhas.
Outubro e Novembro – Analisar e discutir os resultados / manter o estudo e partilhas.
Dezembro e Janeiro – Publicar.
Sobre o Gremaço e a Pesquisa
O Grupo busca o registro de boas práticas, a sistematização das ideias e procedimentos realizados, a seleção e transformação das práticas mais exitosas em pesquisas institucionais, instiga a participação em eventos, a publicação de resumos e artigos e a organização de materiais didáticos teóricos e práticos para publicação.
Os objetivos do GREMAÇO a longo prazo são:
· Estudar sobre Metodologias Ativas e “novas” tendências na educação;
· Proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem aos alunos a partir do domínio e compreensão das Metodologias Ativas;
· Auxiliar no registro e desenvolvimento de pesquisas sobre as temáticas estudadas e aplicadas;
· Promover a formação continuada do núcleo docente (do grupo e fora dele);
· Entender e propagar o uso de tecnologias adequadas às práticas pedagógicas;
· Formular e acompanhar a execução de projetos disciplinas que tenham como base as metodologias ativas;
· Fortalecer práticas docentes pensando na organização de cada curso e de áreas afins para a construção de redes de boas práticas.
Reunião em Fevereiro de 2023.
Apresentação da proposta do grupo em Dezembro de 2022 e criação da proposta de valor.