
PORTFÓLIO NAPED AFYA IPATINGA
(31) 2109-0900

NAPED 2025
O NAPED (Núcleo Apoio Pedagógico de Experiência Docente ) tem estreitado cada vez mais a sua parceria com os professores e preceptores do curso de Medicina neste início de 2025. Essa aproximação tem ocorrido por meio de ações tanto formativas quanto de encantamento. As formações acontecem nas Semanas de Desenvolvimento Docente, nas reuniões de alinhamento do semestre e na apresentação da nova matriz curricular do curso. Foi estabelecido um diálogo mais intenso com os professores, por meio de orientações na escrita de artigos, provas e na própria prática docente. Dessa forma, seguimos firmes na formação continuada dos docentes.
Reunião de Alinhamento - Primeiro Semestre/2025
Iniciando o Ano com Novos Desafios e Propósitos
O início deste ano trouxe ao NAPED o desafio de incentivar os professores a compreenderem e incorporarem, de forma significativa, a proposta do memorial e do feedback do aluno. Esses instrumentos são essenciais para promover uma aprendizagem mais reflexiva, fortalecendo o vínculo entre o ensino e o desenvolvimento acadêmico.
Nesse período, a IES deu um passo importante em sua organização institucional, estruturando-se por meio de coordenadores de eixos. Essa nova configuração visa aprimorar a gestão pedagógica, proporcionando uma articulação mais eficiente entre as áreas de conhecimento e potencializando o suporte ao corpo docente e discente.
O NAPED, como núcleo de apoio e desenvolvimento educacional, segue comprometido em acompanhar esse processo, consolidando seu papel no incentivo à formação contínua do professor. Por meio de ações formativas e reflexivas, buscamos contribuir para que a prática pedagógica esteja sempre alinhada aos princípios da educação de qualidade, da formação integral e do sucesso acadêmico.
EQUIPE
Conheça o Time do Naped

Cristina Gonzaga
Coordenadora do NAPED
Possui graduação em Letras pela Faculdade Pereira de Freitas (2010) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012). Possui especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, em Belo Horizonte, Brasil. É pós-graduada em Psicopedagogia. Participa de reuniões com professores para planejamento de aulas e estratégias para melhorar o aprendizado dentro da sala de aula, assim como encontros de docentes para troca de experiências e discussões sobre possíveis melhorias nos resultados. Além disso, realiza estratégias de aula, incluindo conversas individuais com educadores que necessitam de auxílio para aprimorar as aulas e as formas de avaliação.

Ana Carolina Vale Campos Lisbôa
Graduada em Biologia, doutora em Ciências pela USP/SP. Professora da Afya Ipatinga onde atua nos eixos de Sistemas Orgânicos Integrados III (TIC) e V (Laboratório) e no eixo Método de Estudo e Pesquisa II. Membro CEPE, Comissão de Avaliação.

Catarina Amorim Baccarini Pires
Graduada em Medicina pela UFMG. Residência Médica em Pediatria e Área de Atuação Neonatologia. Mestranda em Gestão de Cuidados da Saúde pela Must University. Professora da Afya Ipatinga, onde atua nos eixos de Habilidades e Atitudes Médicas, Saúde da Criança e Adolescente e Internato de Urgência e Emergência e Hospitalar. Membro NAPED.

Marlene Aredes Mota
Possui graduação em Medicina pelo IMES - UNIVAÇO (2015), com título de Medicina de Família e Comunidade obtido em 2023, além de pós-graduação em Endocrinologia pela IPEMED (2020). É professora do curso de Medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga desde julho de 2020 (anteriormente denominada UNIVAÇO até julho de 2023), ministrando as disciplinas Sistemas Orgânicos Integrados V e Integração Ensino-Serviço-Comunidade VI. Também atua como coordenadora do módulo do eixo Sistemas Orgânicos Integrados V, é membro do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) da mesma instituição, e exerce a função de médica generalista na região do Vale do Aço. Possui ainda graduação em Matemática com licenciatura pelo Centro Universitário de Caratinga (2003).
hORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda-feira |
Cristina 08h às 12h Sala do NAPED |
Marlene 08h às 10h Sala do NAPED |
Terça-feira |
Cristina 13h às 17h Sala do NAPED |
|
Quarta-feira |
Cristina 08h às 12h Sala do NAPED |
Catarina 16h30 às 18h Ambulatório |
Quinta-feira |
Cristina 14h às 20h Sala do NAPED |
|
Sexta-feira |
Cristina 08h às 12h Sala do NAPED |
Ana Carolina 15h às 17h Sala do NAPED |
REUNIÃO DE ALINHAMENTO
Neste semestre, novos membros passaram a integrar a equipe de coordenação do curso de Medicina: Fábio Araújo, como coordenador do curso adjunto; Gabriela Barros, como coordenadora adjunta; e Rone, como coordenador acadêmico. Para recepcioná-los, foram realizadas reuniões individuais de apresentação, nas quais tiveram a oportunidade de conhecer o Manual do Novo Docente. Esse momento de integração contou com o apoio dos padrinhos do NAPED, responsáveis por acompanhar e orientar os novos coordenadores durante o processo de adaptação.
Além da apresentação inicial, a coordenação do curso promoveu uma reunião coletiva para abordar as principais demandas da matriz curricular de Medicina. Durante o encontro, foram discutidos o ensino baseado em metodologias ativas, a estrutura curricular e o Programa de Desenvolvimento Docente. Essa troca de informações possibilitou um alinhamento entre a coordenação e os docentes, fortalecendo o compromisso com a formação de qualidade.
Como parte do planejamento do semestre, também foi realizada uma reflexão sobre a importância do Memorial Acadêmico e do feedback avaliativo oferecido pelos docentes. Nesse contexto, destacaram-se as contribuições dos professores Sylvia (MARC) e Átila (CI e Internato), que compartilharam suas experiências e boas práticas, promovendo um ambiente colaborativo e de constante aprimoramento.
Essas ações iniciais foram fundamentais para estabelecer um alinhamento entre a equipe pedagógica e administrativa, garantindo que todos estejam integrados aos objetivos e diretrizes do curso de Medicina.
FORMAÇÃO CONTINUADA

Neste semestre, novos membros passaram a integrar a equipe de coordenação do curso de Medicina: Fábio Araújo, como coordenador do curso adjunto; Gabriela Barros, como coordenadora adjunta; e Rone, como coordenador acadêmico. Para recepcioná-los, foram realizadas reuniões individuais de apresentação, nas quais tiveram a oportunidade de conhecer o Manual do Novo Docente. Esse momento de integração contou com o apoio dos padrinhos do NAPED, responsáveis por acompanhar e orientar os novos coordenadores durante o processo de adaptação.
Além da apresentação inicial, a coordenação do curso promoveu uma reunião coletiva para discutir as principais demandas da matriz curricular de Medicina.
CONEXÃO ACADÊMICA

REUNIÃO CONEXÃO ACADÊMICA
Organizamos a reunião Conexão Acadêmica para apresentar o novo coordenador acadêmico, Rone Cesario da Silva.
Na ocasião, Rone compartilhou sua trajetória profissional, destacando sua experiência e visão para o futuro do curso de Medicina. Além disso, colocou-se à disposição de todo o corpo acadêmico, reafirmando seu compromisso com a excelência no ensino e o fortalecimento da nossa marca.
Ele também abordou um dos grandes desafios que temos pela frente: o recredenciamento do curso de Medicina da Afya Ipatinga, um processo que exigirá dedicação, colaboração e empenho de todos.
Nesta mesma reunião, contamos com a presença da gerente de Ensino, Fabíola Alvarenga, e da procuradora institucional, Vanessa, fortalecendo ainda mais o alinhamento institucional.
STHEM

Professor, caso precise de ajuda para submeter o trabalho, estou à disposição. Posso auxiliá-lo na escrita e na estruturação do texto. Se preferir, pode me enviar o material ou descrevê-lo em aula, e eu o ajudarei a organizar.
APOIO INDIVIDUALIZADO
APOIO INDIVIDUALIZADO
CAROS PROFESSORES,
ESTAMOS A TODO VAPOR COM AS SUBMISSÕES PARA O STHEM, E NOSSA META É LEVAR 22 TRABALHOS QUE REPRESENTEM A EXCELÊNCIA DA NOSSA INSTITUIÇÃO. ATÉ O MOMENTO, JÁ TEMOS 10 TRABALHOS SUBMETIDOS, MAS SABEMOS QUE HÁ MUITO MAIS INOVAÇÃO E BOAS PRÁTICAS SENDO DESENVOLVIDAS POR VOCÊS!
ESSA É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA COMPARTILHAR SUAS EXPERIÊNCIAS, FORTALECER NOSSA PRESENÇA ACADÊMICA E IMPACTAR A EDUCAÇÃO MÉDICA. CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO!
O PRAZO ESTÁ CHEGANDO 10/3 ! NÃO DEIXE DE SUBMETER SEU TRABALHO E FAZER PARTE DESSE GRANDE MOMENTO.
PARA MAIS INFORMAÇÕES OU APOIO NA SUBMISSÃO, EQUIPE NAPED ESTÁ À DISPOSIÇÃO!
JUNTOS, VAMOS MOSTRAR A FORÇA DA NOSSA IES NO STHEM! 🚀🔬📚
#STHEM #INOVAÇÃONAEDUCAÇÃO #ORGULHOIES
APOIO INDIVIDUALIZADO DO NAPED NA ATUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
O NAPED realiza atendimentos individualizados aos docentes, oferecendo suporte na atualização do Currículo Lattes para a visita do MEC. A equipe auxilia na organização dos registros, no preenchimento correto das informações e na revisão dos dados inseridos na plataforma. Para facilitar o processo, foram criados tutoriais explicativos que orientam os professores de forma prática e objetiva. Esse serviço é divulgado regularmente, visando fortalecer o desenvolvimento acadêmico e profissional do corpo docente.

PRECEPTORES
NAPED: Suporte aos Preceptores
A equipe do NAPED (Núcleo de Apoio Pedagógico e Desenvolvimento) está à disposição para oferecer suporte aos preceptores em suas práticas de ensino. Nosso objetivo é contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando orientação, estratégias pedagógicas e apoio para enfrentar os desafios da formação acadêmica.
Estamos comprometidos em colaborar para a construção de um ambiente educativo mais eficiente e acolhedor, fortalecendo o papel dos preceptores na formação dos futuros profissionais.
Contem conosco para, juntos, alcançarmos a excelência no ensino!
Tornar a Preceptoria um Momento Mais Humanizado e de Trocas
A preceptoria é uma experiência fundamental na formação dos profissionais de saúde, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. Contudo, para que essa experiência seja verdadeiramente enriquecedora, é essencial que criemos um ambiente onde o aspecto humano se destaque, tanto para os preceptores quanto para os aprendizes.
Nos reunimos com os preceptores para refletir sobre como podemos tornar esse processo mais humanizado, um espaço de diálogo, empatia e troca de experiências. A ideia é que, ao invés de apenas transmitir conteúdos técnicos, possamos promover momentos de escuta ativa, troca de vivências e apoio mútuo.
A humanização na preceptoria vai além de técnicas e procedimentos; ela se baseia na construção de uma relação de confiança e respeito, onde os preceptores podem compartilhar suas próprias histórias, desafios e aprendizados, e onde os estudantes se sintam confortáveis para expressar suas dúvidas, inseguranças e reflexões.
Esses momentos de troca não só ampliam o aprendizado técnico, como também favorecem o desenvolvimento emocional e social dos futuros profissionais de saúde. O ambiente de confiança e empatia proporciona um aprendizado mais sólido e significativo, onde os alunos se sentem mais preparados para lidar com as complexidades da profissão.
Nosso objetivo é criar um espaço onde todos se sintam valorizados e parte de um processo de crescimento coletivo. A preceptoria, quando humanizada, não é apenas sobre ensinar e aprender, mas sobre construir relações e transformar o ensino em uma vivência compartilhada, que ressoe positivamente na prática e na vida dos profissionais formados.