Notícias
Assessoria de Comunicação

Alunos da Afya Ipatinga promovem alimentação inclusiva para crianças com TEA

Compartilhe

Nossos alunos do primeiro período estão envolvidos em um projeto de extensão focado na alimentação inclusiva para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa iniciativa, realizada em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Infantil Tia Paty, está agendada para a próxima terça-feira (5/11), no próprio núcleo, localizado no bairro Cidade Nobre.

O objetivo do projeto é orientar pais, responsáveis e cuidadores sobre a importância de uma alimentação equilibrada, adaptada às necessidades sensoriais e comportamentais das crianças com TEA, promovendo seu desenvolvimento cognitivo e físico.

A acadêmica Letícia Furbino compartilhou que o projeto inclui oficinas práticas, onde são apresentadas estratégias para incentivar a aceitação de novos alimentos por meio de mudanças na textura, cor e apresentação. "Além disso, os pais recebem feedback personalizado, com orientações sobre as abordagens que mais despertaram o interesse das crianças. A ação visa aumentar o conhecimento na comunidade local, oferecendo apoio aos cuidadores e gerando um impacto positivo na rotina das crianças", explicou.

O professor e orientador Fabiano Moreira da Silva ressaltou que "essa iniciativa é essencial para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das crianças com TEA, promovendo a inclusão e respeitando suas particularidades alimentares." Ele também enfatizou que o projeto, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, "reflete o compromisso social da faculdade em gerar um impacto positivo na saúde e no bem-estar da comunidade."