Notícias

Alunos da Afya Ipatinga publicam artigos em revistas científicas internacionais

Compartilhe

Alunos da Afya Ipatinga publicaram, em parceria com o professor Anderson de Almeida Rocha, artigos científicos sobre os cuidados paliativos prestados a crianças, de acordo com a realidade brasileira, em revistas científicas nacionais e internacionais. A escrita dos artigos foi baseada no estudo desenvolvido pelo professor em sua tese de doutorado sobre bioética na Universidade de Porto, em Portugal.

Os estudos em questão são: "INFLUENCES THAT ARE CONNECTED TO THE BEGINNING AND CONDUCT OF PALLIATIVE CARE IN PEDIATRICS" (Influências relacionadas ao início e condução dos cuidados paliativos em pediatria), publicado no International Journal of Development Research (Jornal Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento), e tem como autores, além do professor Dr. Anderson, o professor Dr. Rui Manuel Lopes Nunes, os discentes Lurdiano Freitas, Vitória Barreto Salomão, Ivy Letícia Brandião Costa.

O outro artigo, intitulado "PEDIATRIC PALLIATIVE MEDICINE IN BRAZIL: AN ETHICAL REFLECTION OF MEDICAL PRACTICE" (Medicina paliativa pediátrica no Brasil: Uma reflexão ética da prática médica), publicado no Acta Bioethic, da Universidade do Chile, foi elaborado pelo professor Dr. Anderson, pelo professor Dr. Rui Manuel Lopes Nunes e pelos alunos Lurdiano Freitas, Juliana Cesconetto, Lara Calhau Rebouças e Vitória Barreto Salomão.

O professor Anderson considera a pesquisa científica uma importante prática entre estudantes de medicina e médicos, por isso incentiva ativamente a participação de alunos. "Quando convido acadêmicos para compor artigos de revista científica, proponho a publicação internacional para que eles tenham a experiência de como são as exigências fora do país e tenham no currículo uma publicação de renome."

As publicações colaboram no desenvolvimento de uma carreira acadêmica, pois abrem portas para a conquista de bolsas de pesquisa, vagas em residências, mestrado, doutorado e intercâmbio.

Lurdiano Freitas, aluno do quinto período, acredita que trabalhar com pesquisa é contribuir para uma medicina baseada em evidências e auxiliar no processo de posicionamento em relação à área da saúde sobre o tema. Ele acrescenta que "O assunto principal das pesquisas era o cuidado paliativo na pediatria, tema esse que enfrenta grandes debates e resistência tanto da área acadêmica como da população. Esses estudos são importantes para diminuir os ruídos na comunicação de um processo que muitas vezes se faz necessário e pode melhorar a qualidade de vida dos mini-pacientes."

A Afya Ipatinga incentiva o desenvolvimento de pesquisas e a colaboração entre professores e alunos, pois reconhece a extrema importância dessas ações para o aperfeiçoamento de uma educação baseada em evidências e metodologias assertivas. Anderson, como pediatra, pesquisador e professor, atua como agente motivador para os alunos, incentivando-os a participar de estudos e publicar os resultados.

"Quando procurei o Anderson, ele ainda não era meu professor, mas um contato em comum nos aproximou. Ele acreditou em mim e me proporcionou sonhar mais alto do que jamais pensei um dia. Anderson foi mais do que um simples professor interessado em publicar seu trabalho, ele se preocupou comigo, com meu desempenho acadêmico e em me ensinar sobre assuntos importantes. Fico muito grato à faculdade pela disponibilização de acesso a grandes profissionais como o Anderson, que acreditam numa medicina baseada em evidências e trabalham para transformar o mundo em um lugar melhor", acrescentou Lurdiano.