Notícias

IX Fórum STHEM Brasil premia trabalhos produzidos na UNIVAÇO

Compartilhe

Trabalhos produzidos por professores e alunos da UNIVAÇO, foram premiados entre os dias 12 e 14, no IX Fórum STHEM Brasil. O evento ocorreu de forma online e agraciou 27, das 594 produções apresentadas.

O Consórcio STHEM Brasil é uma rede, criada a partir da iniciativa de 11 instituições de ensino, lideradas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena (SP), com o apoio integral de LASPAU – afiliado a Universidade de Harvard. Por meio de tecnologias educacionais, o consórcioobjetiva investir na formação, cooperação e aprendizado de estudantes e docentes.

Lurdiano Costa, aluno da Univaço, contemplado no evento, nos contou que: “o prêmio recebido mostra o esforço e a dedicação de profissionais que querem fazer da medicina um lugar diferente. Poder compartilhar sobre formas de melhorar o espaço acadêmico me faz ver que estou no caminho certo. ” O trabalho em questão, intitulado “A criação de uma escaperoom com a temática de urgências pediátricas como ferramenta de ensino para um estudante de Medicina: relato de experiência”, foi orientado pela professora Catarina Baccarini.

A Prof. Catarina explicou que a apresentação do estudo ajuda a entender onde é preciso melhorar, do ponto de vista de metodologias ativas de ensino e acrescentou a importância da premiação para a faculdade. “É um orgulho enorme ver como é possível desenvolver trabalhos relevantes e de qualidade, junto de nossos alunos”.

Outro estudo premiado foi “Ensino, pesquisa e extensão: abordagem e reflexão da indissociabilidade destes pilares no curso de Medicina”, apresentado pela Professora Patrícia Gonçalves da Motta, com a colaboração da professora Giani Martins Garcia, Jaqueline Melo Soares e Maria Emília de Oliveira.

O trabalho, segundo a Prof. Patrícia, foi fruto de uma atividade realizada junto dos alunos, devido à necessidade de explicar a curricularização da extensão aos ingressantes no curso. “Nas primeiras semanas de aula eu realizei uma dinâmica com os alunos para saber o nível de conhecimento sobre esse assunto. Então eu fiz o relato de uma Aprendizagem em Pequeno Grupos (APG) e eles fizeram uma demonstração do que sabem a respeito disso. A partir daí a gente fez uma socialização do conhecimento e depois discutimos o que seria importante conhecermos e trabalharmos no decorrer do curso. ” Acrescentou a docente.

Para o professor Vinícius Lana, Diretor Geral da UNIVAÇO, esse prêmio representa mais um reconhecimento externo do trabalho acadêmico pedagógico realizado na UNIVAÇO. “No mês de março passamos por um processo de recredenciamento institucional pelo MEC com nota máxima. Agora, em abril, além de vários trabalhos aprovados e apresentados por alunos e professores em um evento nacional, dois foram premiados entre os melhores do FÓRUM. Isso demonstra que estamos no caminho certo para formamos médicos cada vez mais qualificados e aptos a lidar com as necessidades da população."