A UNIVAÇO participou do NAPED Day, um evento promovido pelo Grupo Afya dedicado ao desenvolvimento profissional e à troca de conhecimentos entre educadores.
1/6/2023
Compartilhe
Ontem, dia 31 de maio, o Grupo Afya realizou o NAPED Day, um evento dedicado ao desenvolvimento profissional e à troca de conhecimentos entre os educadores. Essa iniciativa ganha destaque por proporcionar um ambiente para aprimorar o corpo docente, por meio de palestras ministradas por profissionais renomados.
Das 8h às 20h, 65 professoras e professores de instituições de ensino ligadas ao grupo Afya, palestraram sobre temas relacionados a importantes áreas do conhecimento, no campo do ensino e vivências acadêmicas.
Na ocasião, 4 professores da UNIVAÇO estiveram presentes. São eles: o professor Deiverson Tófano, que conduziu uma palestra sobre o tema "O docente como protagonista através do psicodrama". Nessa apresentação, foram exploradas técnicas teatrais do psicodrama, visando incentivar a participação ativa dos alunos e promover um ambiente de ensino dinâmico e engajador. Deiverson destacou a importância de refletir sobre os docentes que foram importantes em nossa jornada, utilizando as experiências pessoais como referência para o papel atual na carreira.
A professora Catarina Amorim também contribuiu com sua palestra "Competências pedagógicas para a prática da preceptoria", discutindo as habilidades e estratégias necessárias para os professores atuarem como mentores e supervisores de estudantes em ambientes clínicos e de estágio. Essas competências são cruciais para garantir uma formação de qualidade e preparar os futuros profissionais de saúde para os desafios da prática.
Outra palestra de destaque foi conduzida pelos professores Filipe Maia e Naiara Rodrigues, abordando o tema "Como melhorar o impacto educacional do Mini-CEX". O Mini-CEX, amplamente utilizado na avaliação de habilidades clínicas e competências dos estudantes de medicina, foi explorado com estratégias e boas práticas para potencializar seu impacto educacional. A professora Naiara nos contou que “A construção do saber se dá por etapas nem sempre lineares, mas com uma necessidade de um continuum... E uma das formas de avaliarmos se esse conhecimento se tornou de fato um saber, aplicável e reproduzível, é através do Mini-CEX. Essa abordagem contribuirá para a efetividade da avaliação e o desenvolvimento dos alunos”.
As palestras proporcionaram discussões sobre conhecimentos especializados e perspectivas relevantes em diversas áreas da educação e prática clínica. A variedade de temas e abordagens enriqueceu a experiência dos participantes, estimulando-os a adotar novas ideias e práticas em suas atividades de ensino.
Adicionalmente, o evento buscou construir uma comunidade de aprendizado e apoio mútuo. A interação entre participantes e palestrantes possibilitou a troca de experiências bem-sucedidas, o fortalecimento da colaboração e a formação de redes profissionais.