Alunos de medicina promovem atendimentos médicos e ações de educação em saúde em comunidade impactada pelo rompimento da barragem de Fundão
17/5/2023
Compartilhe
O projeto de extensão “por uma vida melhor, apesar dos desastres ambientais” de responsabilidade dos professores Fabio Araújo Gomes de Castro, Luara Brandão Viveiros e Analina Furtado Valadão, visa inserir os discentes do curso de medicina em contextos socioambientais múltiplos, para complementar sua formação médico/cidadã. Além disso, busca a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade, interagindo e transformando a realidade social.
As atividades acontecem em uma área rural de Açucena (MG) conhecida como Comunidade “Tradicional” Mãe Natureza, onde vivem aproximadamente 30 famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão e não estão vinculadas a uma equipe de atenção primária do Sistema Única de Saúde. A primeira ação ocorreu no final do mês de abril e contou com a presença do professor Fábio, 10 alunos extensionistas e, aproximadamente, 40 moradores, entre crianças, adolescentes e adultos. Os alunos puderam compreender as condições e necessidades da população assistida e executar atendimentos médicos sob supervisão. Foram realizadas consultas de demanda espontânea, renovação de receitas, aferições de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação da acuidade visual, lavagem de ouvido e momentos de educação em saúde. A equipe irá retornar no início do mês de junho para reavaliar os pacientes atendidos, realizar novos atendimentos e ações de educação em saúde para prevenção e promoção.
De acordo com Luiza Carvalho de Castro, da turma 45 (5º período): “Nesse dia fizemos o atendimento de algumas pessoas presentes, ouvimos suas variadas queixas, queixas essas que, muitas vezes, já os incomodavam há semanas. Além disso, o dia foi de grande aprendizado pessoal e profissional para todos os estudantes que puderam acompanhar os atendimentos, as histórias clínicas e um pouco da realidade de cada participante. A visita nos proporcionou a reflexão sobre o que podemos fazer para alcançar uma melhora na qualidade de vida dos moradores, principalmente em relação à saúde. Traçamos alguns objetivos para o nosso retorno ao local e eu não vejo a hora de poder colaborar em mais uma ação desse projeto. ”