Notícias

Roda de conversa reúne calouros e veteranos para troca de experiências

Compartilhe

No dia 11 de abril, entre as 8h e 10h da manhã, aconteceu, no auditório da Univaço, uma roda de conversa entre professores, calouros e veteranos, com o intuito de proporcionar um ambiente de fortalecimento de vínculos e reflexões sobre a importância do bem-estar pessoal e acadêmico dos ingressantes.

Organizada pelo Núcleo de Experiência Discente (NED), contou com a participação dos alunos veteranos Lucas Duarte e Debora Contin, (5º período), Marcos Montuan e Arthur Figueiredo, (3º período), Larissa Bacelar e Graziele Mariano, (4º período). Estiveram presentes também a professora Jaqueline Melo, Niura Martins, Déiverson Tofano e Leonardo Ramos, além da turma do 1º período.

A coordenadora do NED, Niura Martins, nos contou que essa ação, desenvolvida desde 2013, tem o objetivo de motivar e inspirar os novos alunos. “É um momento que eu fico muito feliz e grata pela participação dos alunos, principalmente os alunos veteranos que se vieram aqui e compartilharam suas experiências com os colegas que estão chegando. A troca inspira a ultrapassar as barreiras e os impactos de iniciar um curso de medicina. A gente percebe como os alunos que estão recebendo aquela história reagem e como absorvem o que escutam. ”

Nos relatos dos alunos, histórias de dificuldades, resiliência e colaborações entre colegas e professores foram destaques. Nas falas de Lucas e Graziele, a superação das dificuldades financeiras, familiares e pessoais, inspiraram quem ouvia. Debora e Larissa contaram um pouco sobre o enfrentamento da distância da cidade natal, de problemas de saúde e da timidez. Artur e Marcos pontuaram as dificuldades encontradas ao chegar na Faculdade após o início das aulas, via PROUNI, e enfatizaram a necessidade de desenvolver uma rotina que inclua momentos de diversão e descanso.  

Após o fechamento das falas, a aluna Amanda Guerra aproveitou para dizer sobre a importância do encontro: “Eu queria agradecer aos organizadores pela iniciativa. As vezes a gente fica se questionando se só nós estamos passando por isso, mas é certo que todos enfrentam dificuldades. O depoimento dos veteranos faz muita diferença, traz muita força para a gente. É importante ouvir outras experiências para entender que às vezes planejamos as coisas, esperamos um certo retorno e nos frustramos, mas tranquiliza ver que isso é comum."