Palestra reuniu alunos dos anos finais de medicina
20/4/2023
Compartilhe
Na noite dessa segunda-feira (17/04), o auditório da Univaço foi palco do evento “Rumo à residência”, ministrado pelo médico e mentor da plataforma de educação e carreira médica “Além da medicina”, Bernardo Precht. O evento iniciou com as turmas de 7º e 8º períodos as 18h00, teve uma pequena pausa e seguiu com os alunos do internato até as 21h00. Durante todo o tempo as cadeiras do auditório estiveram totalmente ocupadas, afinal, todos queriam ouvir as dicas para serem aprovados.
A aluna do 11º período, Gabriela Roque, compartilhou conosco, antes da palestra, suas expectativas. Para ela, essa foi uma oportunidade única de absorver, direto da fonte, conceitos e técnicas importantes direcionadas a quem almeja aprovações em residências médicas de renome.
A data destinada para a palestra coincidiu com o dia de provas dos alunos do internado, mas a presença dos discentes até o fim do encontro demonstrou a persistência e o interesse do grupo. Para Bernardo Precht: “Apesar de trazer um assunto técnico complexo e fazer um simulado, o pessoal ainda queria saber mais, interagir e responder às questões, então é sinal de que foi um grande sucesso. ”
Durante o período, os alunos do internato realizaram um pequeno simulado, ganharam jalecos ao acertarem questões propostas pelo palestrante, além de participarem do tão esperado sorteio. Foram sorteados boxes de livros, livros avulsos, ecobags personalizadas, além de cursos preparatórios oferecidos pelo grupo “Além da medicina”.
De acordo com Bernardo: “Quando vemos o cenário real de preparação para a residência, percebemos que está um pouco mais difícil, mas que temos vários recursos disponíveis para tornar essa jornada mais leve. Então, esse aluno percebe que, por mais que ele tenha muito volume de coisas para estudar e tempo escasso, se houver uma organização ali, uma estratégia de estudos, ele pode sim ter muito resultado, sem ter que abdicar daquilo que mais importa para sua vida. Conciliar os desafios pessoais, profissionais e o internato com a preparação para uma residência é um grande desafio. Quando você consegue amarrar isso numa estratégia, você vê que existe um caminho e eu acho que a jornada fica mais leve. ”