20/5/2024
Compartilhe
"Tela com Cautela" da Afya Ipatinga, tem como objetivo conscientizar pais e responsáveis a respeito do uso de dispositivos eletrônicos por crianças. A ação surgiu a partir de um projeto de extensão da faculdade.
O estudante Tiago Ribeiro Araújo explicou que a atividade visa impactar a comunidade local.
"Tudo começou quando percebemos a necessidade de abordar a questão do uso de telas entre crianças e adolescentes. Com base em estudos e observações, identificamos a crescente dependência tecnológica entre os jovens e os impactos negativos que isso pode acarretar em seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Assim, criamos uma ação que oferece orientações práticas aos pais para lidar com essa questão", relatou.
Tiago também contou que as ações ajudarão os pais a saberem como administrar a utilização de celulares, computadores, tablets e televisão, abordando os efeitos negativos do hábito.
"Nosso principal objetivo é fornecer orientação aos pais, utilizando bases científicas sobre como podem administrar o uso de telas pelos seus filhos.
Isso inclui informações sobre as idades adequadas, possíveis impactos negativos do uso excessivo e sugestões de atividades alternativas que promovam o desenvolvimento cognitivo. As quais podem substituir o tempo gasto com celulares e videogames", detalhou.
Soluções práticas
O estudante ainda ressaltou que as soluções oferecidas são práticas e impactantes para um problema crescente. "Abordam uma necessidade real em nossa comunidade, oferecendo soluções práticas e impactantes para um problema crescente. Além disso, promove o engajamento dos pais na educação de seus filhos, fortalecendo os laços familiares e criando um ambiente mais saudável em casa. Ao investir no desenvolvimento saudável das crianças hoje, estamos moldando o futuro de nossa comunidade para melhor".
Brincadeiras
O projeto de extensão da faculdade levou os estudantes a abordar o tema no segundo piso do Shopping Vale do Aço neste domingo (19). E no próximo Domingo (26), as atividades ocorrerão novamente. O horário será das 12h às 16h.
Para colocar a ação em prática, os alunos também utilizarão brinquedos, que eles levarão. "Ações, como as dos dias 19 a 26 no shopping, são importantes para alcançar esses objetivos. A realização de brincadeiras para o público e a orientação aos pais presentes podem fazer a
diferença na vida das nossas crianças e adolescentes, proporcionando-lhes um ambiente mais equilibrado e saudável", concluiu Tiago.