Notícias

UNIVAÇO participa das celebrações dos 59 anos de Ipatinga

Compartilhe

Professores e alunos da UNIVAÇO participaram, no sábado (29/04), das celebrações dos 59 anos de emancipação política e administrativa de Ipatinga. O evento, realizado no Parque Ipanema, foi promovido pela Administração da cidade e contou com a presença de instituições de diversas áreas. Na ocasião, foram realizadas oficinas voltadas para a saúde e bem-estar dos presentes, de forma gratuita.

Os projetos de extensão “Tela com cautela”, “Teatro da dengue”, “Acolhendo o espectro” e “Vida de criança”, ofereceram orientações sobre temas sensíveis a saúde de crianças e adultos.

Entre as pessoas que passaram a manhã no stand da UNIVAÇO estão a Nábila Ribeiro da Rocha e seu filho Miguel. Nábila nos contou que não sabia sobre o evento e só estava passeando com o filho, mas quando ele viu o microscópio, se interessou e não quis mais ir embora. “É bom ter essas interações aqui, a gente sai mais consciente. Por exemplo, o problema da dengue é sério, mas agora eu e meu filho temos mais informação para evitar o contágio.” Acrescentou.

O projeto “Tela com cautela” também chamou a atenção de crianças e jovens com jogos tradicionais, desvinculados de smartphones ou tablets. A pequena Sofia Souza, de 6 anos, brincou pela primeira vez de amarelinha e se animou com a ideia de apresentar o jogo para seus amigos.

Outra ação muito procurada foi organizada pelos integrantes do “Vida de criança”. Maria Eduarda Lannes, estudante e membro do projeto, nos contou que a intenção foi ensinar noções básicas de salvamento, desengasgo e ressuscitação para crianças e adultos.

Por último, o projeto “Acolher o espectro” propôs uma dinâmica com o uso de tintas para explicar, de forma lúdica, a condição de maior sensibilidade tátil, vivida por pessoas autistas. A partir desse gancho os estudantes falaram sobre o bullying, conscientizaram sobre as causas do transtorno do espectro autista (TEA) e buscaram desmistificar conceitos.